Mudanças comuns no corpo pós-parto

Mudanças comuns no corpo pós-parto

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher, mas também pode ser muito desafiador, sabia? Após a gestação, o corpo da mulher passa por muitas mudanças, tanto físicas quanto mentais, e pode ser difícil se ajustar a todas essas mudanças.

Além de ser uma mudança de vida – afinal, agora existe um bebê que depende de você –, as mulheres passam pelo puerpério, que é o período que se inicia logo após o parto e dura até seis semanas. Durante esse período, é normal que você sinta-se cansada, emocionalmente vulnerável e experimente mudanças físicas como a contração do útero, sangramento e mudanças na amamentação. O importante mesmo é que a mãe tenha apoio emocional e físico durante esse período para ajudá-la a lidar com essas mudanças.

Para ajudar você a se preparar para todas as mudanças que o seu corpo e mente irão passar, preparamos esta publicação. Lembre-se: cada mamãe vive o puerpério de forma diferente, ok? Então, isso é apenas para te tranquilizar sobre as mudanças, afinal, tem data para começar e para acabar! 

Seu corpo vai sentir as mudanças

Uma das mudanças mais comuns é o ganho de peso. Não se desespere, toda mãe vai passar por isso! ❤️ Durante a gravidez, o corpo da mulher precisa ganhar peso para acomodar o bebê que está crescendo. 

Mas, após o parto, muitas mulheres lutam para perder o peso adquirido durante a gestação e essa é uma parte normal do processo de recuperação pós-parto. Cada mulher tem seu próprio ritmo de recuperação e não se esqueça que você não pode deixar de ingerir bons nutrientes pelo seu bebê, ok?

Além disso, o corpo da mulher também pode passar por mudanças hormonais significativas. Os níveis hormonais podem flutuar, causando alterações de humor, ansiedade e estresse. Essas mudanças hormonais também podem afetar a pele, deixando-a mais sensível e sujeita a acne e outras condições de pele. Nossa recomendação é que desde a gestação você faça um acompanhamento com um dermatologista, porque ele irá recomendar os produtos adequados para a sua pele (consulte sempre o seu médico obstetra antes!)

Outra mudança que muitas mulheres experimentam é a diástase abdominal, um afastamento dos músculos abdominais durante a gravidez que pode deixar o abdômen flácido e mais difícil de tonificar. Isso pode ser corrigido com exercícios específicos de fortalecimento abdominal, mas é importante fazer esses exercícios com segurança e sob a orientação de um profissional qualificado.

Os seus seios também vão mudar, mamãe. O aumento do tamanho dos seios durante a amamentação pode fazer com que eles fiquem flácidos após a amamentação. Um sutiã bem ajustado e exercícios de fortalecimento do peitoral podem ajudar a tonificar e levantar os seios. Só não fique ficcionada nisso, você ainda terá tempo de voltar o seu corpo para o que deseja.

Está tudo bem! 

Nós já dissemos isso, mas quero te lembrar novamente: a recuperação após a gestação é um processo individual e único para cada mulher. É normal sentir-se insegura ou desconfortável com as mudanças em seu corpo, mas é importante lembrar que essas mudanças são normais e temporárias. É importante manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios regulares e procurar apoio emocional para ajudar a lidar com as mudanças após a gestação.

Se você está se sentindo insegura ou desconfortável com as mudanças em seu corpo após a gestação, lembre-se de que você não está sozinha. Procure ajuda e apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde para ajudá-la a enfrentar essas mudanças com confiança e autoestima elevada, porque você agora é uma mãe-mulher ainda mais linda. ❤️

Dica extra

Agora que você já entendeu que não tem jeito, o seu corpo vai sofrer mudanças durante e após a gestação, temos uma última dica para você: navegue pelos outros textos do nosso blog e encontre muita informação para te ajudar nesta nova fase. Aproveite e visite nosso site, lá você vai encontrar mimos, decoração, enxoval e móveis para o quartinho do seu bebê.

amanda@bebelize.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *