O que toda mamãe de primeira viagem precisa saber (parte 1)

O que toda mamãe de primeira viagem precisa saber (parte 1)

Sinto lhe dizer, mas não, assim que seu bebê nascer você não passará a saber tudo o que precisa em um passe de mágica (bem que seria bom, né?). No entanto, isso não é motivo para entrar em desespero. Hoje em dia existe muito conteúdo de qualidade por aí, inclusive aqui no nosso blog! Então respire fundo e venha com a gente, vai dar tudo certo. 💖

A primeira coisa que precisa lembrar é que é normal ter muitas dúvidas e inseguranças nesse momento e que você não está sozinha. Existe um ditado que diz “quando nasce um bebê, nasce também uma mãe”, só que, além dele, é preciso compreender outra coisa.

Da mesma forma que o bebê aprende e se desenvolve aos poucos, com um passo de cada vez, assim também acontece com a mãe. Esteja aberta a todas as suas dúvidas, aos momentos de confusão e vulnerabilidade. Você acaba de entrar no processo mais doido e, provavelmente, mais incrível da sua vida!

Cuidar da sua saúde é essencial

Se antes você já precisava cuidar da sua saúde (todos precisamos!), agora isso é ainda mais necessário. Até porque, você está carregando um novo “serumaninho” que precisa se nutrir e crescer forte. Portanto, mantenha o peso sempre controlado e faça atividades que te proporcionem bem-estar durante toda a gestação.

Muitas mães de primeira viagem ficam em dúvida se fazer atividade física nesse período é prejudicial para o bebê e a resposta é não! No geral, se exercitar é altamente recomendado, principalmente se esse costume já existia anteriormente. Atente-se apenas para o tipo de atividade feita e, claro, siga sempre as orientações específicas do seu médico, ok?

Invista tempo em um bom planejamento

Tendo sido programada ou não, a gravidez vai te exigir um bom planejamento. Ao fazê-lo, você ficará mais tranquila e confiante a respeito dos próximos passos a serem dados. Para te dar um norte, separamos alguns pontos importantes que você precisa pensar antes do seu bebê nascer:

  • Qual o local em que o parto será realizado?
  • Quais serão as pessoas que vão acompanhar?
  • Quais itens são essenciais para a chegada do bebê (mamadeira, roupinhas, fraldas etc.)?
  • Qual o período da gestação que pretende montar o quartinho?
  • Quem fará o projeto do quartinho do bebê e onde comprará todos os itens que precisa? (Nós temos essa resposta! https://bebelize.com.br/ 🤭)

Lembre também de fazer um bom planejamento financeiro. Ele precisa ter, além dos gastos básicos, uma reserva para situações emergenciais, como a compra de remédios, vacinas, exames e outros. E, falando em exames, não esqueça de fazer esses principais abaixo durante a gravidez:

  • Tipo sanguíneo e fator RH;
  • Hemograma; 
  • Glicemia; 
  • Sorologia; 
  • Urina;
  • Ultrassonografia; 
  • Presença de estreptococo B.

Aprenda a aceitar ajuda e dividir as responsabilidades

Muitas vezes achamos que temos que fazer tudo sozinhas, mas a verdade é que, se possível, você pode (e deve) contar com e recorrer a uma rede de apoio. Pode ser seu próprio companheiro/companheira, ou até amigos e familiares. Quanto menos sozinha você estiver e mais responsabilidades puder dividir, mais leve será essa nova fase.

Por mais que você ache que consegue (ou mesmo que, de fato, consiga) fazer tudo sozinha, não caia nessa “cilada”. Acredite ou não, aceitar ajuda é uma forma de cuidar ainda melhor do seu bebê: quanto melhor e mais descansada você estiver, melhor ele também ficará.

CONTINUAÇÃO

Sabemos que esse assunto é beeem extenso então, em vez de colocar tudo em um único post, resolvemos dividir em dois. Assim você consegue assimilar todas as informações com calma e pensar em como colocar cada uma delas na prática. 😊A gravidez é um período de muitas dúvidas e incerteza, então ficamos muito felizes de poder trazer um conteúdo bem completo para ajudar todas as mamães de primeira viagem! E, enquanto a parte 2 não sai, que tal dar uma conferida nos conteúdos que postamos no nosso Instagram?

amanda@bebelize.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *