Preparação para a amamentação: dicas importantes

Preparação para a amamentação: dicas importantes

A amamentação é um momento especial entre mãe e filho, que promove vínculo emocional, nutrição e imunidade para o bebê. No entanto, pode ser desafiador para as mães de primeira viagem, que muitas vezes têm dúvidas e receios sobre o processo.

Hoje vamos te contar como se preparar para a amamentação e dar dicas valiosas para garantir que tudo corra bem e você aproveite essa fase. 🥰

Comece a se preparar durante a gravidez

A preparação para a amamentação começa durante a gravidez. Durante esse período, as mulheres podem procurar informações sobre o assunto, por exemplo, participando de aulas de amamentação ou conversando com amigos e familiares que já passaram pela experiência. O cuidado com a alimentação também é importante, para garantir que a mãe esteja saudável e produzindo leite de qualidade.

Escolha a posição correta

A posição correta para amamentar é aquela que oferece conforto tanto para a mãe quanto para o bebê. Algumas posições comuns incluem a posição de “berço”, em que o bebê está deitado de lado, com a cabeça apoiada na dobra do braço da mãe, ou a posição de “cavalinho”, em que o bebê está sentado na coxa da mãe, com as pernas voltadas para trás. É importante experimentar diferentes posições e encontrar a que funciona melhor para você e seu bebê.

Para tornar esse momento mais confortável, você pode contar com a ajuda da poltrona e almofada de amamentação. Isso te permite amamentar no quarto do bebê confortavelmente, porque você poderá ficar na posição correta, com apoio para os braços, coluna e pescoço (e quem é mãe, sabe como ter um lugar confortável pode ajudar com as dores nas costas e braços 🥲). A almofada em formato de “U” vai ser encaixada na sua cintura, servindo como suporte para o bebê durante a mamada, já que ele ficará seguro e relaxado. 

Produzindo leite

Produzir leite é um processo natural do corpo feminino, mas existem algumas dicas que podem ajudar a aumentar a produção de leite. Amamentar com frequência, em intervalos regulares, é importante para estimular a produção de leite. Além disso, manter-se hidratada e ter uma dieta equilibrada pode ajudar a aumentar a quantidade e qualidade do leite.

Pensando nisso, um item essencial para você é a mesinha de apoio que ficará ao lado da poltrona de amamentação. Deixe sempre uma jarra de água fresca em cima para você se hidratar antes, durante ou após a mamada, afinal, você tende a ficar mais desidratada durante o processo.

Se você já está amamentando e está com leite empedrado, pode seguir essas dicas que contamos aqui.

Mais curiosidades sobre a amamentação

Além de escolher a posição correta e produzir leite, existem outras curiosidades sobre a amamentação que as mamães de primeira viagem podem achar interessantes. O leite materno pode mudar de sabor de acordo com a dieta da mãe (isso não é fakenews!) então é importante manter uma alimentação saudável e variada para garantir que o bebê esteja recebendo todos os nutrientes necessários.

Também é normal sentir um desconforto leve nos primeiros dias de amamentação, à medida que os mamilos se adaptam ao processo, porém, se a dor persistir ou se tornar insuportável, é importante procurar ajuda médica, ok?

Muitas mães se preocupam com a quantidade de leite que estão produzindo, mas é importante lembrar que o bebê só precisa de pequenas quantidades de leite nos primeiros dias de vida. À medida que o bebê cresce e se desenvolve, a produção de leite da mãe também aumenta para atender às suas necessidades. Além disso, a amamentação pode ser uma forma eficaz de contracepção, especialmente se a mãe estiver amamentando exclusivamente e o bebê ainda não tiver 6 meses de idade.

Fica tranquila, cada processo é único

É importante lembrar que cada mãe e bebê são únicos, e a experiência de amamentação pode variar de uma pessoa para outra. É normal sentir dúvidas ou inseguranças em relação ao processo, e buscar apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde pode ajudar a tornar a experiência mais positiva e gratificante. Ao se preparar adequadamente e buscar informações confiáveis, você pode garantir uma experiência positiva e gratificante de amamentação para você e seu bebê.

Se você está entrando na fase mãezinha, acesse nosso blog e veja outras matérias que preparamos para ajudar você nesse momento.

Nossa dica de ouro é: fique com o coração em paz, você vai aproveitar esse momento como for e vai ficar tudo bem! ❤️Para encontrar outras opções de móveis, enxovais e decoração para o quartinho do seu bebê, clique aqui e visite nosso site. Lá você vai encontrar tudo o que precisa para ter o quarto dos sonhos ser lindo e funcional.

amanda@bebelize.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *