O que toda mamãe de primeira viagem precisa saber (parte 2)

O que toda mamãe de primeira viagem precisa saber (parte 2)

Hoje é dia de continuação por aqui! Se você ainda não leu a parte 1 do nosso post sobre o que toda mamãe de primeira viagem precisa saber, corre lá antes de continuar lendo o post de hoje, combinado? Agora vamos direto ao que interessa porque ainda tem muito conteúdo para vocês por aqui. 😊

Estabeleça limites

Ser mãe de primeira viagem é “abrir” as portas para ouvir opiniões de tudo quanto é tipo de gente. No entanto, não é porque você ama muitas dessas pessoas que você quer saber (e acatar) esses “conselhos”. Por isso, uma dica valiosa que te damos é: estabeleça limites!

Aprenda a entender até onde as pessoas estão te ajudando e quando começam apenas a se meter. Tenha cuidado para não ser rude caso queira que essas pessoas continuem na sua vida, mas seja firme e deixe claro seus limites e vontades.

Pode ser que sua irmã tenha tido um filho antes de você e recebeu visitas no mesmo dia, mas você só quer depois de um mês. Não tem forma melhor, muito menos uma verdade universal para nada dentro da maternidade. Nada é regra, ok?

Cada período pós-parto é único e você não é uma pessoa ruim

Uma das coisas que mais acontece são as mamães de primeira viagem se surpreendendo com o pós-parto e até se culpando por seus sentimentos nesse período. Não por acharem que seria fácil, mas não saberem o quão difícil pode ser.

A verdade é que nem sempre o pós-parto será tranquilo. Muito pelo contrário, ele costuma ser bastante desafiador. Pense com a gente: seu corpo e seu emocional passaram por uma série de mudanças nos últimos meses e, agora depois de ter seu bebê em mãos, terão muitas outras!

Nós não falamos isso para te deixar nervosa ou preocupada, ok? Falamos para que você não crie uma fantasia e não se culpe no final por agir ou sentir coisas que desencontram o que você sonhou.

O pós-parto é sim um período lindo, principalmente pelas milhares de descobertas sobre você mesma e sobre seu bebê, mas, pelo mesmo motivo, também pode ser conturbado. Pensando nisso tudo, o conselho que deixamos é: esteja aberta a tudo, seja ao choro, aos momentos de exaustão e às dúvidas, mas também às ofertas de ajuda de quem te ama.

A amamentação pode ser diferente do que você sempre sonhou

Assim como o pós-parto, a amamentação geralmente é muito diferente do que as mães imaginam. Muitas têm uma experiência linda e de forte conexão com o bebê mas, em outros casos, não é bem assim.

Nem todas as mulheres têm leite em abundância ou encontram a melhor posição (tanto para elas quanto para o bebê) para amamentar. Quando isso acontece, a melhor dica que podemos dar é: converse com outras mulheres que passaram pelo mesmo que você e recorra às orientações dos profissionais dessa área.

Seu bebê chorou? Calma!

Pense que a única forma que o seu bebê sabe se comunicar é chorando, sem contar que tudo o que ele está vivendo é novo, então fique calma porque nem sempre será algo grave, ok? O choro é uma reação natural em todas as crianças, então se atente para aquele que seja diferente do habitual e, dependendo da situação, leve-o para uma consulta.

Não se esqueça de você

Esquecer de cuidar de você mesma é super comum quando se tem um recém-nascido, principalmente se for mãe de primeira viagem. Mas saiba que mamãe feliz quer dizer bebê feliz. Até porque, se você não estiver bem e saudável, como vai poder proporcionar isso para o seu filho(a)?

Evite comer fora de hora ou se alimentar com produtos que não sejam saudáveis, tome um banho (nem que seja de 2 minutos durante a hora da soneca) e tire o pijama assim que possível. Essas pequenas atitudes de autocuidado podem fazer mais diferença do que você imagina, confie na gente!

E o mais importante é lembrar sempre que você é a melhor mãe que o seu bebê poderia ter ou querer. Você está indo bem! Nós te convidamos a conhecer outros conteúdos que escrevemos aqui no blog, temos certeza que alguns deles podem te ajudar. 

amanda@bebelize.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *