Parto normal x cesárea: o que você precisa saber?

Parto normal x cesárea: o que você precisa saber?

O parto é um dos momentos mais especiais na vida das mães — é a hora de finalmente conhecer o rostinho do seu bebê! Durante a gravidez, você tem a responsabilidade de escolher qual será o melhor procedimento a seguir quando esse momento chegar — parto normal ou cesárea?

Para fazer a melhor escolha para você e seu bebê, você deve considerar os aspectos envolvidos em cada processo — riscos, benefícios, pós-parto e outros. Por isso, é importante pesquisar sobre cada um e consultar sempre seu médico!

Abaixo, separamos algumas informações importantes sobre parto normal e cesárea para ajudar você em sua escolha. Venha descobrir!

Como funcionam os procedimentos?

O parto normal é a forma natural para o nascimento, por isso, seu processo não envolve procedimentos cirúrgicos. O bebê nasce por via normal, sem interferência médica. Nesse tipo de parto, a mãe desenvolve uma maior ligação com o bebê, e recebe alta do hospital em até 2 dias!

A cesárea, por sua vez, é uma cirurgia — portanto, envolve os riscos que uma qualquer cirurgia pode causar. Como nem toda gravidez permite um parto normal, cabe ao médico indicar a cesárea — muitas mulheres também preferem esse procedimento para dar à luz com hora marcada!

Quais são os riscos?

Apesar de natural, o parto normal não está livre de riscos — é possível ocorrer a ruptura do períneo, por exemplo, além de prolapso genital, incontinência urinária ou hemorragia. Já os riscos para o bebê envolvem o fato de que a criança pode nascer cansada, ou seja, o bebê precisa se esforçar muito para respirar e em alguns casos, necessitar de ajuda de oxigênio, e balão de oxigênio. Isso acontece em partos de longa duração ou com menos de 37 semanas, já que o bebê pode não ter maturidade pulmonar suficiente.

Os riscos da cesárea para a mulher pode envolver sangramentos excessivos, coágulos, infecções e dor no pós-parto — além dos riscos decorrentes da anestesia. O bebê nascido por cesárea também tem mais chances de sofrer com problemas respiratórios, diabetes, obesidade e alergias.

Como é o pós-parto?

Se não houver complicações no parto normal, tanto a mãe quanto o bebê podem ser liberados para a sala de recuperação em apenas uma hora após o parto. A mulher pode sentir incômodo físico durante uma semana, mas seu corpo só estará totalmente recuperado depois de passados alguns meses — quando tornará à sua forma antiga. 

Já a cesárea causa mais dor no pós-parto, e a recuperação é mais demorada — afinal, é uma cirurgia. A mulher pode sentir dor no local da incisão durante 10 dias, pois é preciso abrir 7 camadas de pele para alcançar o útero. O incômodo físico pode persistir por até 1 mês e meio, e requer um tempo maior para recuperação total.

Como escolher entre parto normal e cesárea?

A escolha entre o parto normal e a cesárea não depende somente da vontade individual de cada mulher — é preciso considerar também seu quadro de saúde! A cesárea é a melhor opção para mulheres quem têm hipertensão ou problemas nos ossos, pélvis ou rins.

O parto normal é indicado quando não há complicações durante a gravidez, e, claro, quando o bebê está em uma posição favorável ao parto natural. Entretanto, o mais importante é conciliar sua preferência pessoal e a opinião profissional do seu médico — o principal critério para sua escolha deve ser a sua saúde e a do bebê! 

Portanto, é importante que as mães entendam, ainda na gravidez, como funcionam o parto normal e a cesárea, para fazer a escolha mais segura! É necessário avaliar as vantagens e desvantagens de cada um — e assumir seus riscos. Além disso, é fundamental consultar seu médico! Assim, você garantirá um parto tranquilo.Esse conteúdo foi útil para você? Curta a nossa página no Facebook e siga nosso Instagram para ficar por dentro do universo da maternidade.

amanda@bebelize.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *