Como tornar a sua casa um ambiente seguro para bebês e crianças?

Como tornar a sua casa um ambiente seguro para bebês e crianças?

O momento que os bebês começam a engatinhar é um dos mais aguardados pelos pais — isso significa que está quase na hora de aprender a andar! Por outro lado, essa nova aventura traz algumas preocupações — você considera sua casa um ambiente seguro para seu bebê explorar?

A segurança e o bem-estar das crianças deve ser uma prioridade. Além dos perigos mais comuns — tomadas, janelas, fogão —, seus bracinhos já alcançam novos objetos, que podem acabar direto na boca!

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você tornar sua casa mais segura. Entenda como proteger seus bebês e crianças!

Resguarde portas e janelas para manter o ambiente seguro

Quando começam a engatinhar, os bebês podem parecer incontroláveis — se deixar, perambulam por toda a casa! Por isso, a principal preocupação dos pais é com as portas e janelas, pois elas dão acesso a outros ambientes — inclusive o lado de fora da casa. Dessa forma, é importante tomar certos cuidados.

Primeiramente, certifique-se de que todas as janelas possuam fechaduras. No caso das janelas, há ainda o perigo de estarem longe do chão — se você morar em apartamento, também é aconselhável instalar redes de proteção. As portas são mais fáceis de manter fechadas, mas é importante lembrar de trancá-las!

Proteja as tomadas contra dedinhos curiosos

As tomadas são um grande perigo para crianças pequenas — são de fácil alcance, além de atrair a atenção por serem itens curiosos. Para um ambiente seguro, proteja os todas as tomadas e evite acidentes envolvendo choques elétricos. 

As crianças, principalmente quando bebês, têm a necessidade de explorar o ambiente ao seu redor. Por isso, quando ainda não sabem diferenciar o que é perigoso ou não, acabam mexendo em tudo que veem. Para evitar que elas toquem nas tomadas com seus dedinhos curiosos, certifique-se de usar protetores de tomada! 

Mantenha os bebês longe da cozinha

A cozinha é o ambiente mais perigoso da casa para crianças e bebês — os perigos variam de facas até fogo! Assim, é fundamental que elas não tenham acesso a esse cômodo — se tiverem, há inúmeros cuidados a serem tomados para garantir que seja um ambiente seguro.

Por exemplo, você deve manter utensílios e objetos cortantes em armários ou prateleiras altas. O uso de travas é ideal para proteger geladeira e forno. Você também pode retirar os botões do fogão quando não estiver utilizando — quando utilizá-lo, é melhor deixar os pequenos fora da cozinha!

Guarde remédios e produtos de limpeza fora de alcance

Os remédios e produtos de limpeza também são objetos de curiosidade para as crianças — o perigo de botar na boca é ainda mais urgente! É imprescindível guardar esses itens fora do alcance dos bebês — de preferência, em locais altos ou escondidos.

Os riscos de ingerir remédios e produtos de limpeza são incalculáveis — pode ser fatal! Além disso, os produtos de limpeza são tóxicos para o organismo, e seu consumo pode acarretar sequelas. Previna acidentes e proteja a saúde dos pequenos!

Proteja quinas e móveis para evitar acidentes

Crianças adoram correr e se aventurar pela casa, assegurar que as pontas de móveis e quinas estejam protegidas com protetores de quinas é essencial. Há vários modelos de protetores, feitos de plástico ou silicone, que são eficientes para proteger seus móveis, evitando arranhões nos pequenos. 

Como pode ver, proteger sua casa não é tão difícil. É importante assegurar que sua casa esteja preparada para quando seus bebês começarem a engatinhar — você tem a responsabilidade de garantir seu bem-estar e criar um ambiente seguro para que possam se desenvolver livremente. Que tal adaptar sua casa com essas dicas?

Gostou das sugestões? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas possam aproveitar as dicas de segurança!

amanda@bebelize.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *