Aprenda quais são as melhores posições para amamentar

Aprenda quais são as melhores posições para amamentar

O aleitamento materno é essencial para garantir a saúde do bebê — além de ser a melhor maneira de criar uma ligação entre mãe e filho. Recomenda-se amamentar exclusivamente até o sexto mês de vida, pois o leite materno contém tudo que o bebê precisa!

A amamentação deve ser confortável para a mãe, e o bebê deve pegar na mama da maneira correta. Caso contrário, você pode se machucar; e o leite não vai sair!

Por tudo o que leu até aqui, vale a pena ficar a par de algumas posições que vão ajudar você na hora de amamentar, não é? Temos algumas sugestões a seguir, confira!

Opte pela posição tradicional

A posição tradicional é aquela na qual o bebê fica apoiado no braço que está do mesmo lado do peito em que está mamando. Para amamentar, é ideal que você tenha apoios para o seu corpo — utilize poltronas e almofadas de amamentação, a fim de dar melhor suporte a seus braços!

Além disso, você deve se certificar de que a cabeça do bebê está alinhada com o resto do corpo — não deixe a cabeça dele pender, para evitar que se engasgue. Tanto sua coluna e quanto a do bebê devem permanecer retas — isso evitará desconfortos!

Troque pela posição transversal

A posição transversal é parecida com a tradicional — a única diferença é que o braço que apoia o bebê é o do lado oposto ao peito usado para amamentar. Por exemplo, você deve usar o braço esquerdo para amamentar com o seio direito, e vice-versa. Essa posição pode substituir a tradicional durante o aleitamento materno.

Se você sentir desconforto no braço durante a amamentação, você pode alternar facilmente entre a posição tradicional e a transversal. Dessa forma, você se mantém confortável sem precisar trocar o bebê de lado — deixe-o mamar tranquilamente!

Tente a posição invertida

Se as posições anteriores não forem ideais, experimente a posição invertida. Essa posição é a melhor opção para quem possui seios maiores ou está se recuperando de uma cesárea — ela evita que o peso do bebê recaia sobre sua barriga. Além disso, a posição invertida facilita o aleitamento materno de prematuros!

Para amamentar na posição invertida, você deve posicionar o bebê embaixo do seu braço, de modo que a barriguinha dele esteja por baixo de sua axila. Apoie as costas do bebê com seu antebraço e segure sua cabeça com a mão — a outra mão deve apoiar o seio.

Experimente amamentar deitada de lado

Que tal experimentar uma posição ainda mais confortável? Tente amamentar deitada! Essa é uma boa posição caso você esteja mais cansada — mas cuidado para não pegar no sono! Do mesmo modo, também é ideal para quem se recupera de uma cesárea.

Você deve se deitar de lado e trazer o rostinho do bebê para perto do peito que estiver mais próximo da cama. Depois que ele pegar na mama, você pode usar um braço para se apoiar, e outro para elevar ligeiramente a cabeça do bebê.

A amamentação é um momento especial entre a mãe o bebê — use as posições corretas para deixar tudo mais agradável! Lembre-se que amamentar seu bebê é fundamental, pois ele recebe anticorpos por meio do leite materno. Cuide da saúde do seu bebê com o aleitamento materno!

Gostou deste conteúdo? Em nosso blog tem muito mais para você e seu neném. Assine a nossa newsletter para saber mais!

amanda@bebelize.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *