“Tô grávida, e agora?” Os primeiros passos que você deve tomar

“Tô grávida, e agora?” Os primeiros passos que você deve tomar

A chegada de um novo bebê é um dos momentos mais emocionantes e especiais na vida da família e principalmente da gestante. No entanto, existe uma série de cuidados a serem tomados desde o pré-natal até o preparo do enxoval.

Quer saber os principais passos a serem seguidos assim que você descobrir que está grávida? Confira as dicas que separamos para você!

Procure um médico e inicie o pré-natal assim que descobrir que está grávida

A primeira coisa a ser feita é um exame de sangue para confirmar a gravidez, já que os testes de farmácia podem errar. Quando sair a confirmação, procure um médico bom e de confiança para acompanhá-la até o nascimento do bebê. 

É importante escolher um profissional que faça você se sentir confortável, já que este será um momento delicado e muito especial na sua vida. Tendo escolhido o médico, inicie o pré-natal e faça os exames necessários. Eles são importantes para garantir a saúde e o bem-estar da grávida e do neném.

A rotina de consultas e exames é muito importante, mesmo com os desconfortos normais da gravidez, não esqueça que você está fazendo o melhor para si e para a vida que está gerando.

Alimente-se de forma saudável

Um aspecto muito importante durante a gestação é a alimentação. Se possível, entre em contato com um nutricionista especializado em gestantes. Talvez você precise ajustar a ingestão de proteínas, vitaminas e ferro, mas não acredite naquela história de que “grávida come por dois”. Evite excessos em nome da sua saúde e do seu bebê.

Todos sabem que bebidas alcoólicas e cigarro são extremamente perigosos durante a gravidez, mas há outros produtos que também devem ser evitados. Cafés, alguns chás, refrigerantes e até alguns chocolates possuem estimulantes que podem ser nocivos ao bebê. Converse com o seu médico sobre quantidades que você poderá consumir.

Prepare o enxoval do bebê

A gravidez é um momento muito especial e de muita expectativa. A cada mês e cada ultrassom, a gestante fica mais ansiosa para finalmente conhecer o seu neném. O enxoval é uma boa oportunidade de aliviar essa ansiedade e planejar o futuro com a chegada do novo integrante da família.

Na hora de preparar o enxoval, tenha em mente a data em que o bebê vai nascer e se baseie no clima da época para comprar as roupinhas. Se o neném chegará no verão, por exemplo, invista em trajes mais leves e soltinhos para deixá-lo confortável.

Faça uma lista com todos os itens que você precisa, pense no quartinho, móveis, e kits de berço. Não se esqueça de aparelhos como babá eletrônica a almofadas e sutiãs de amamentação e produtos de higiene. Com organização e atenção aos detalhes, você evitará excessos e esquecimentos.

Descobrir-se grávida é um momento que geralmente envolve surpresa e muita alegria. Afinal, com essa notícia, a sua vida mudará completamente. Com bastante planejamento, cuidado e amor, você poderá usufruir dessa fase tão especial da sua vida e garantir mais saúde para você e para o seu bebê.

Gostou do conteúdo? Cadastre-se na nossa newsletter e receba as nossas novidades em primeira mão!

amanda@bebelize.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *